quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Cristo Redentor fica rosa em homenagem ao mês de combate ao câncer de mama

Publicada em 28/10/2008 às 20h43m
Maria Vianna


RIO - O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado de rosa nesta terça-feira, para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama, doença que atinge uma em cada oito brasileiras e que mata, anualmente, 10 mil mulheres no país. O colorido diferente poderá ser visto também nesta quarta-feira.

A iniciativa faz parte da campanha "Não aceite informações pela metade", idealizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em parceria com o movimento Outubro Rosa. Ao longo do mês, outros monumentos brasileiros foram iluminados, entre eles a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Teatro Ópera de Arame, em Curitiba, e o Memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília. (Clique aqui e veja as imagens de monumentos que foram iluminados)

O objetivo da campanha é enfatizar a importância do diagnóstico precoce, que pode evitar as mortes causadas pelo câncer em até 95% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. No Brasil, os exames que detectam a doença ainda são pouco conhecidos pela maioria das mulheres. Segundo pesquisa do Datafolha, 65% das mulheres desconhecem a mamografia, principal ferramenta para detectar tumores nos seios. (Leia mais: Novos medicamentos podem ajudar mulheres com a forma mais agressiva da doença)

- É sempre importante fazer o auto-exame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura são menores. O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95 por cento de chance de cura. Toda mulher a partir dos 40 anos deve realizar uma mamografia anual", explica a médica Maira Caleffi, presidente da Femama.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa foi criado há 11 anos na Califórnia. Ao longo da década, a iniciativa iluminou monumentos históricos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França, A Ópera de Sidney, na Austrália, e a Casa Branca, nos Estados Unidos. (Leia mais: Nos EUA, incidência do câncer de mama cai em 7% após restrições à reposição hormonal)

No Brasil, além da iluminação de marcos, a campanha conta com o rosamóvel, um espaço itinerante que promove ações de conteúdo educativo e ajuda mulheres com a doença a conhecerem melhor suas opções de tratamento. Este ano, a campanha também alerta pela melhora da eficiência no tratamento brasileiro, já que, no Sistema Único de Saúde (SUS), da descoberta da doença ao início do tratamento a paciente chega a esperar 180 dias.

Leia também:
Tratamento multidisciplinar para o câncer de mama

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2008/10/28/cristo_redentor_fica_rosa_em_homenagem_ao_mes_de_combate_ao_cancer_de_mama-586154818.asp

3 comentários:

Lia disse...

Olá Maysa,
passei para deixar um grande beijinho;0)Beijinho cheio de luz.

Querubim disse...

Olá May, venho dar um jinho rosa mas já vim ao PC fora de horas...beijinhos e força!!!

Querubim disse...

Se Anjos Existem
encontramo-los nas amizades que persistem...
Cada amizade encontrada ao léu,
é como um anjo que desceu do céu...
Amizades que surgem para nos ajudar,
para nos fazer a vida melhor apreciar,
que nos fazem agora e sempre acreditar
que tudo sempre pode melhorar...
Se todos no mundo entendessem
o valor de uma amizade verdadeira,
não fariam tanta besteira,
e não deixariam que tantas
coisas acontecessem...
Amigos não enxergam apenas as qualidades,
embora delas todos tenham necessidade...
Amigos convivem com nossos defeitos,
porque somos humanos,
portanto, imperfeitos...
Aceitam-nos, e nos aceitam,
como os seus aceitamos,
e os aceitamos também...
Esses anjos não dispõe de asas,
nem tampouco caminham sobre brasas,
mas tem em sua alma um doce sentimento
que nos conforta em momentos de lamento,
e lhes damos toda essa reciprocidade,
sempre querendo sua felicidade...
Assim, todos somos anjos,
pois não creio que possa haver alguém
que não tenha uma amizade sequer,
em cujo ombro possa se consolar,
em cujo coração possa habitar...
Todos somos anjos neste mundo,
bastando-nos desenvolver
esse sentimento profundo...
UMA TERNA E ETERNA AMIZADE.
Beijinhos e bom fim de semana